
Saci Pererê
- Vitória Allegra

- 29 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2024
Há mais de uma história sobre Saci, mas na realidade seu surgimento vem dos povos indígenas brasileiros. Com a escravidão o Saci recebe influências dos escravizados afrocanos, passando então por um processo que o torna uma figura importante tanto para os indígenas quanto para os negros.
A história que gosto de contar sobre o Saci é a que recebe influências afro, onde Saci era um homem escravizado, considerado rebelde (não gosto da ideia de chamar escravizados de rebeldes, mas quando dizem isso se referem a escravos que não aceitavam a desumanização da escravidão e com isso tentavam fugir...), bom, como Saci não aceitava a escravatura, ao tentar fugir e ser pego seu senhor acorrentou sua perna. Isso não foi suficiente para prendê-lo, com isso ele cortou sua própria perna para poder se soltar e fugir em busca de sua liberdade.
Como entidade é sempre dito que ele é travesso, realiza tranças embaraçadas em crinas de cavalos, azeda o leite e bagunça as roupas do varal. Gosto de fazer analogias entre isso e a energia do caos e da leveza, as vezes o caos é necessário para que possamos chegar a ordem, não somente isso, mas também é importante sabermos levar a vida com certa leveza, entender que em meio ao caos podemos realizar brincadeiras para que não fiquemos apegados a sensação de desordem.
experiências pessoais
Quando era criança eu dizia que o Saci me protegia, cada vez que via folhas girando no chão por conta do vento eu sentia a presença do Saci e entendia aquilo como uma maneira de me dizer "estou por perto e estou cuidando de você". Quando cresci e busquei novas maneiras de ver a espiritualidade acabei percebendo que sim, o Saci pode nos proteger, nos mostra que mesmoem meio ao caos podemos encontrar a ordem.
"já azedaram seu leite? Quantas vezes você planejou algo e no final foi boicotado?"
-Saci em conversa que tive com ele
As vezes nós planejamos um café da tarde e de repente vem um vendaval que tira tudo do lugar, azeda nosso leite e faz com que tenhamos que mudar nossos planos, cancelar o café pois não será mais possível neste dia. Aprendemos com a vibração dele que está tudo bem as coisas fugirem do nosso controle, muitas vezes a vida se bagunça antes de arrumar. Para que possamos crescer precisamos de desafios para que saibamos como enfrentá-los.
curso de magia do Saci
No curso que propomos de magia dos seres brasileiros trabalhamos com o Saci para desvendar essa vibração caótica, leve e protetora. Aprendemos a manejar energeticamente situações caóticas, a lidar com a vida com leveza, perder o controle e entender que podemos retomar este controle após perdê-lo. Realizamos magias de conexão com este ser e ganhamos conhecimentos que ele pode nos passar em nossas vidas pessoais



Comentários