top of page

como cultuar a Cuca


imagem gerada por IA visando mostrar uma possível aparência da entidade Cuca
Imagem gerada com IA na intenção de mostrar um pouco sobre a aparência da Cuca - imagem feita pela casa e escola de magia Caverna Ëstrela

Sobre a Cuca


Para começar, acho importante que se conheça mais sobre esta entidade. Cuca é uma entidade folclórica de origem advinda da Península Ibérica. É uma velha feiticeira, muito diferente da imagem que Monteiro Lobato popularizou, não é um jacaré. Sua lenda diz que ela habita sua caverna, onde realiza principalmente poções.


Algo estranhamente comum nas mitologias que vemos no Brasil é o sequestro de crianças sendo presente em diversas lendas, e nesta não seria diferente. Conta a lenda que ela sequestrava os desobedientes, dormia apenas uma vez a cada 7 anos, o que fazia com que ela estivesse praticamente sempre atenta a aqueles que fogem da linha. Trazendo este aspecto para a magia vemos a Cuca como aquela que alinha e que vai atrás dos desalinhados. Se você trabalha com essa energia então ela irá se manifestar de maneira que te mostre também seus erros e desordens, para que você possa se alinhar em seu crescimento e desenvolvimento.


Também é inúmeras vezes associada ao bicho papão, devido a sua ligação com os sonos e sonhos. De fato ela trabalha muito com nosso sono, mas associando ao que já foi dito no texto, ela pode se manifestar dessa forma, por meio de nossos pesadelos também, para nos trazer respostas daquilo que precisa ser corrigido ou trabalhado, realizando então algo que no meio mágico é popularmente conhecido como “trabalhar as sombras”.


Acho válido ressaltar que (ao menos na maneira como nós da Caverna Ëstrela) vemos e trabalhamos essas entidades nos mostra que não existe uma única Cuca, mas sim um grupo de espíritos que atuam nesta energia, semelhante ao que vemos no conceito de falanges. Sendo assim, cada um é acompanhado por uma Cuca diferente, com suas particularidades e mesmo com histórias pessoais.



Como se preparar para o culto:


Primeiramente acho válido pontuar que não recomendo que inicie um culto a nenhum ser ou entidade sem o devido cuidado energético e recomendo também que haja certo nível de “supervisão” de alguma liderança espiritual (professores, sacerdotes…) para que possa começar, visando garantir a segurança e harmonia de seu contato com os seres brasileiros.


Dando continuidade, é interessante lembrar que a Cuca trabalha muito com magia (mais comumente poções), além de ter forte ligação com nossa mente e os aspectos mais introspectivos dela. Com isso, recomendo que separe itens que remetam a estas áreas. Oráculos, chás, ervas, banhos e meditações são ótimos exemplos de práticas para se realizar em comunhão com esta entidade. Abaixo darei alguns exemplos dentro de alguns desses tópicos para auxiliar seus primeiros passos.



Trabalhando com oráculos:


Se você, assim como eu, ama oráculos e as respostas incríveis que eles podem trazer, se beneficiará muito no culto da Cuca. Buscar realizar tiragens que visem se aprofundar mais em suas sombras, como resolver seus conflitos, autoconhecimento e até mesmo em compreender mais sobre sua espiritualidade podem ser uma ótima maneira de trabalhar com a Cuca. Mas e se não souber mexer com nenhum oráculo? Bom, se esse for seu caso esse link pode ser útil para você…




Meditações:


As meditações são uma ótima maneira de se conectar mais com seu interior, com seus sentimentos e espiritualidade, além de que auxiliam muito no desenvolvimento de suas percepções energéticas, favorecendo sua mediunidade. Recomendo que seja feito um banho de ervas para limpeza, após ele, busque tirar uns minutinhos para ficar em silêncio, concentrando-se em sua respiração e buscando refletir sobre seus pensamentos. Não tente esvaziar a cabeça, isso é quase impossível, o que te recomendo é permitir deixar seus pensamentos fluírem e ir analisando o que faz sentido com seu processo meditativo e com as respostas que está buscando e o que é apenas um pensamento intrusivo, assim se permitindo sentir o que for necessário para este processo.


Durante o começo desse processo realize uma reza sincera, da maneira que fizer mais sentido para você, chamando pela Cuca, pedindo que ela se faça presente ao seu lado e lhe guie neste ritual.



Trabalhando com ervas:


Para esta parte recomendo que você busque estudar mais sobre fitoterapia e fitoenergética, por ser um assunto muito extenso acredito que não fique bom colocar aqui no blog, mas quem sabe mais para frente não realizamos um post somente sobre este tópico?



Correspondências / o que ofertar:


Para finalizar, agora que você já possui mais estrutura para seu culto, aqui vai algumas correspondências comuns para que você utilize em suas práticas com a Cuca. Vale lembrar que, como dito no início do post, cada entidade é única, essas são as correspondências comuns para este grupo, mas pode ser que com o desenvolvimento da sua conexão com a sua Cuca você descubra outras correspondências.


Cores: verde, marrom e azul claro

Elementos: bola de cristal, ervas, caldeirões, água…

Bebidas: chás

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


5551982479189

©2022 por Caverna Ëstrela

CNPJ:  48.998.750/0001-20

Porto Alegre - RS

Produtos entregues em até 15 dias úteis

Sem reembolso para produtos já entregues

  • Instagram
  • TikTok
bottom of page