Cuca
- Vitória Allegra

- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
A Cuca é uma velha feiticeira cuja origem não é exatamente brasileira. Apesar de ser muito famosa no Brasil e ter sido inserida em nossa cultura, a Cuca possui sua origem na Península Ibérica porém se popularizou muito por aqui principalmente por conta de Monteiro Lobato.
Ao contrário do que muitos acreditam, a Cuca não era um jacaré, essa imagem foi associada a ela apenas por conta do Sítio do Pica Pau Amarelo. Ela originalmente é vista como uma senhora de idade, feiticeira. Em sua lenda, mora em sua caverna, onde realiza suas poções.
Algo estranhamente comum nas mitologias que vemos no Brasil é o sequestro de crianças, sendo presente em diversas lendas e nesta não seria diferente. Conta a lenda que ela sequestrava os desobedientes, dormia apenas uma vez a cada 7 anos, o que fazia com que ela estivesse praticamente sempre atenta a aqueles que fogem da linha.
Ao falarmos desta entidade e seus trabalhos espirituais, vemos a presença de ervas, trabalho das sombras, exercícios mediúnicos, viagens astrais e muito mais. Ela vem trabalhando aquilo que negligenciamos em nós mesmos, trazendo alinhamento para nossa vida. Quando uma criança era desobediente ela vinha à sequestrava, mostrando seu papel em cobrar boa conduta. Sendo assim, ela nos cobrará uma boa postura mediante a vida e espiritualidade.
Como trabalhar com a Cuca:
Trazendo aqui um pouco do trabalho com a Cuca, recomendo que usem seu estado de sono e transe para firmar contato
Realize suas proteções como for o seu habitual, após isso, medite chamando por ela (ou durma chamando por ela), busque se concentrar no seu relaxamento.
Anote tudo que você sentir ou ver após terminar de meditar.

Comentários