Inanna- A senhora dos céus
- Lucas Santos
- 26 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Inanna é uma das divindades mais notáveis cultuada pelos Sumérios. Seu nome possui uma origem incerta, podendo derivar-se de Nin-NA- AK (Senhora dos céus) ou Nin-Ana-AK (Senhora das tamareiras). Um dos principais pontos a ser levados em consideração é a sua complexidade, a deusa sofreu ação da interação dos povos semíticos que resultaram em mudanças ao longo do tempo. Dessa forma, por muitos ela é considerada a mesma que Ishtar e alguns de seus mitos possuem diversas discrepâncias. Um exemplo dessas mudanças é sua filiação, por vezes sendo filha de Enki e por vezes do deus Nana.
Em sua essência, Inanna é uma deusa ligada ao planeta Vênus. Isso significa que é uma deusa atrelada ao amor, sexualidade, erotismo e a fertilidade. Além disso, Inanna possui domínio sobre a guerra e os céus. Porém, em sua primeira menção no hino “Enki e a ordem do mundo” ela não é atribuída a nenhuma função, o que desperta sua indignação com Enki. Em compensação nos demais mitos é possível ver a deusa buscando domínios e poder.
Inanna possui diversos mitos onde utiliza de suas habilidades para conquistar poder. Vemos que em um deles, ela seduz e embriaga o deus Enki para pedir o direito de possuir as ME (decretos universais de autoridade divina). Outro mito relevante é o de sua descida ao reino de Ereshikigal, sua irmã, com objetivo de tomar seu trono ou resgatar Dumuzi, seu marido. Portanto, é notável que Inanna abraça a expansão, sendo uma deusa da guerra que traz o esplendor.
Além disso, Inanna carrega os mistérios do divino feminino. Sendo uma divindade portadora do desejo e da sexualidade, visto no mito de sua descida. Ao chegar a Kur, mundo dos mortos, Inanna e despida de todas as suas posses e julgada pelos juízes do local sendo condenada a morte. Após alguns dias de seu desaparecimento, ela é resgatada por Enki e tem sua ressurreição. O período de morte de Inanna é descrito como sem vida e com animais não reproduzindo.
Para além de fertilidade e expansão, Inanna é uma deusa que nos ensina sobre liberdade e luta. Incentiva-nos a correr atrás de nossos objetivos e batalhar pelo que queremos nos proporcionando confiança e auto-estima para isso. Por ser ligada a Vênus, ela atua na beleza, amor, sexualidade e em nossas relações.
Também trás o trabalho com os instintos e nossa sombra, trabalhando a lapidação interna e na aceitação. Seus símbolos são o leão e a estrela de 8 pontas




Sensacional!!!!